terça-feira, 21 de julho de 2009

MARLENE CRESPO - Desenhos



A Palavra e a Imagem

Espaço Cultural “Encontros”
Metrô Santa Cecília - São Paulo
De 10 a 31 de julho
Por toda a sua vida artística, Marlene Crespo tem cultivado exaustivamente o Desenho, muitas vezes de parceria com um texto
Marlene Crespo tem mantido, em sua extensa carreira, uma trajetória coerente, em que o grafismo é uma constante. Figurativa e simbólica, conserva uma identidade própria e, tanto quanto possível, nacional. Desligada de rótulos e tendências, sem perder de vista o seu momento histórico.Iniciou-se em Artes Plásticas na coletiva II Exposição do Jovem Desenho Nacional (1965). Nos anos setenta e oitenta, integrou, em São Paulo, o grupo de artistas que lutaram contra a ditadura militar.
Gravurista a partir dos anos oitenta, e deste sempre ligada ao desenho, dedica-se, a partir de 93, também à arte têxtil.Marlene Crespo é natural de Campos, RJ, e licenciada em Letras Neolatinas pela Faculdade Nacional de Filosofia, no Rio de Janeiro. Estudou desenho com Alice Soares e Cristina Balbão, em Porto Alegre, e gravura com Romildo Paiva, em São Paulo (1982, 95).
“É uma grande surpresa o trabalho de Marlene Crespo, tanto as tapeçarias como a obra gráfica. Em ambas se vê uma artista madura, com um caminho percorrido e um nome firmado.
Seu trabalho denota uma vinculação, não só com as características do surrealismo, mas guarda também aproximações com a arte primitiva."
Profª Dra. Elvira Vernaschi, USP, historiadora e crítica de arte, membro da ABCA.

0 comentários: